terça-feira, 25 de agosto de 2009

Brasil - Pinturas Rupestres

Brasil Pinturas Rupestres no Cidade de Ivolândia.No Brasil são encontrados diversas manifestações de arte rupestre. Os locais mais conhecidos ficam em Naspolini, no Estado Santa Catarina, na região Sul do país. Em Minas Gerais na região de Lagoa Santa, Varzelândia e Diamantina próximo à cachoeira da Sentinela. Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia e Florianópolis, Estado de Santa Catarina, no sul. No nordeste também foram encontradas pinturas no Estado do Piauí, na Serra da Capivara. As cidades mais próximas dos sítios arqueológicos são Coronel José Dias e São Raimundo Nonato (30 km). No estado do Rio Grande do Norte, diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, tendo como destaque o Lajedo de Soledade.
Segundo informação da "FUMDHAM", Fundação Museu do Homem Americano, de São Raimundo Nonato, há 260 sítios arqueológicos com pinturas rupestres na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, que foi criado em 1979.

Diferentemente do que sabemos por meio dos grandes manuais e ou enciclopédias mundiais de arte, história, cultura e outros espaços acadêmicos. Ou ainda nos manuais didáticos do Brasil. Aqui no Brasil também se fez pinturas rupestres – são pinturas feitas nas rochas, usando-se do ocre para executá-las (gordura vegetal e animal) na maioria das vezes. E ficaram registradas ao longo de muitos anos. Há muito tempo atrás, podendo chegar até a 50 mil anos antes do presente, no Brasil, mas não somente.
As pinturas rupestres foram produzidas pelos primeiros habitantes do Brasil. E estes habitantes deixaram nas pinturas registradas, muito provavelmente segundo nosso entender, suas ações sociais neste registro visual. Uma das ações sociais seriam as educativas.
As transmitiram por meios educativos, acreditamos nesta tese, pois as pinturas repetem-se por extensões enormes e também porque foram identificados vários estilos de pintar os mesmos signos. Mostrando desta maneira que houve trocas culturais e de aprendizado entre os grupos ou mesmo dentro dos grupos que aqui viviam.

3 comentários:

  1. No brasil acontecia pinturas rupestres feitas nas rochas usando gorduras animais e vegetais para poder executa-lás na maioria das vezes, sendo que assim durou até hoje em dia. Sendo essas pinturas produzidas pelos primeiros habitantes do Brasil que deixavam gravadas nessas rochas (segundo a nossa conclusão) o seu registro de vida, seu cotidiano, sendo uma das ações sociais as educativas, transmitindo-as por meio educativos, e acreditamos nessa afirmação pelo fato das pinturas serem feitas por extensões enormes, com vários estilos de pintura, com isso mostraram que houve 'trocas' culturais entre as sociedades e com isso de aprendizado entre os grupos.

    ResponderExcluir
  2. As pesquisas de antigas culturas que acabaram existindo no Brasil, feita no sudeste do Piauí abriram uma perspectiva para a historiografia do Piauí como para a arte brasileira. Esses fatos permitiram que nós conseguimos ver de uma forma mais fácil a história do nosso país que está ligado a história do mundo inteiro e que as nossas raízes são muito mais profundas do que o limite inicial de uma data, próximo século XV.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir